Dengue

Maricá recebe Cruz original da Primeira Missa no Brasil com participação de indígenas no Dia dos Povos Indígenas

Memorial José de Anchieta, em Araçatiba, será palco de celebrações que homenageiam os povos originários e reforçam a fé e a história da cidade

Por Folha do Pacheco em 16/04/2025 às 15:17:31
Créditos: Nuno Moura

Créditos: Nuno Moura

No próximo sábado, 19 de abril, Maricá será um dos destaques do evento nacional "BRASIL COM FÉ - Celebrando os 525 anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz", que celebra o Dia Nacional dos Povos Indígenas. A cidade vai receber a cruz original da Primeira Missa celebrada em solo brasileiro e será palco de importantes momentos de fé, memória histórica e valorização das culturas indígenas.

A programação em Maricá começa às 10h, no Memorial José de Anchieta, em Araçatiba, com uma Oração e o Ofício das Leituras presididos por Dom Geraldo de Paula Souza, bispo auxiliar da Arquidiocese de Niterói. O momento contará com a presença de representantes indígenas de Maricá e do Rio de Janeiro, reforçando o elo entre espiritualidade e ancestralidade.

A escolha de Maricá como ponto de passagem tem um simbolismo forte: o padre jesuíta José de Anchieta, canonizado em 2014 pelo Papa Francisco, atuou na catequização de indígenas na região no século XVI. Uma das histórias mais conhecidas ligadas ao Santo é o milagre da pesca abundante na Lagoa de Araçatiba. Segundo relatos da época, após ouvir queixas de indígenas sobre a ausência de peixes, Anchieta teria indicado um ponto exato da lagoa para a pesca, onde os barcos retornaram repletos de peixes, transformando a escassez em fartura.

Após as celebrações no memorial, às 11h30, a cruz segue para visita à Fazenda Pública Joaquín Piñero, em Ponta Negra, outro local histórico da cidade.

Ao longo do mês de abril, cerca de 20 cidades brasileiras receberão a cruz original da Primeira Missa do Brasil. Em Maricá, a passagem do símbolo sagrado será marcada por um profundo respeito à história dos povos indígenas, reforçando a identidade cultural e espiritual da cidade.


PROGRAMAÇÃO EM MARICÁ – 19 DE ABRIL
10h – Oração e Ofício das Leituras, com Dom Geraldo de Paula Souza e participação de indígenas de Maricá e do Rio de Janeiro
Local: Memorial José de Anchieta – Araçatiba
11h30 – Visita da cruz à Fazenda Pública Joaquín Piñero
Local: Av. Central – Ponta Negra, Maricá – RJ

Comunicar erro
Denuncia - vermelho