O prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, destacou a importância de conscientizar os homens sobre o cuidado com a saúde.
"Novembro Azul é uma oportunidade de conscientizarmos os homens sobre a necessidade de cuidar da saúde, algo que historicamente foi deixado de lado, mas que hoje sabemos ser fundamental.
Aqui em Itaboraí, estamos empenhados em oferecer cada vez mais estrutura e acolhimento para garantir que todos tenham acesso aos cuidados necessários. Estamos zerando filas, avançando na Atenção Primária e garantindo um atendimento digno para a nossa população. O Pedal Azul é um símbolo de que, juntos, podemos superar barreiras e construir um futuro mais saudável para todos. Homens, cuidem-se, porque sua saúde também é prioridade!", disse Marcelo Delaroli.
Com concentração na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, a programação começou com a retirada de camisas oficiais para os inscritos no evento. Após a largada, o percurso seguiu pela principal via do município, a Avenida 22 de Maio, e retornou ao ponto de partida, em um clima de animação e apoio à causa.
Durante o evento, o secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna, falou sobre a relevância do Pedal Azul como uma ferramenta para promover a saúde masculina e fortalecer a adesão aos cuidados preventivos.
"Esse evento é muito mais do que um pedal. Graças a esses eventos que temos feito de Novembro Azul, desde o início do governo Marcelo Delaroli, tem aumentado significativamente o número de homens se cadastrando no Sistema Único de Saúde (SUS) e sendo atendidos na Atenção Primária e na Especializada.
Hoje não tem fila de urologista, de proctologista, não tem fila do exame de toque. Apenas 22 homens na fila de biópsia, que é feito pelo Estado, e uma pequena fila de ultrassorografia. Ou seja, homens podem e devem se cuidar.
A gente sabe que o homem nasceu com o instinto para lutar, conquistar, trabalhar e cuidar. Mas a gente sabe que o homem tem que aprender a também cuidar de si, para poder cuidar da sua família e dar conta do seu trabalho. Então vamos lá, vamos nos cuidar", afirmou o secretário.
Além do passeio ciclístico, um ponto de saúde foi montado na Praça com o objetivo de fornecer informações educativas sobre o câncer de próstata, através de profissionais da área da saúde.
Uedson Miranda, de 50 anos, morador do bairro Venda das Pedras, destacou a necessidade de fortalecer o movimento e incentivar os homens a priorizarem sua saúde de forma proativa e contínua:
"A expectativa é enorme, porque ainda há muito preconceito em relação ao tratamento e à prevenção dessa doença. É uma causa muito nobre, e precisamos realmente abraçá-la, incentivando os homens a cuidarem da própria saúde, algo que infelizmente muitos deixam de lado. É fundamental entender que o cuidado com a saúde masculina deve ser tão relevante quanto o Outubro Rosa é para as mulheres. O Novembro Azul precisa crescer e ganhar mais força. Fico muito feliz em ver a adesão ao pedal, mesmo com o tempo chuvoso. Homens, cuidar da nossa saúde é essencial para aproveitarmos plenamente a vida. Sempre gosto de lembrar: no futuro, queremos ser aqueles que carregam ou os que precisam ser carregados? O momento de agir é agora", enfatizou o empresário e motorista.
O Pedal Azul faz parte de uma série de iniciativas da Prefeitura de Itaboraí em conscientização ao Novembro Azul, que inclui palestras, atividades educativas e atendimentos especializados em unidades de saúde. As ações seguem ao longo do mês, reforçando o compromisso do município em cuidar da saúde e do bem-estar da população masculina.
Para a profissional de educação física e participante do evento, Eliana Correia de Souza, de 48 anos, a união entre atividade física e campanhas de saúde é essencial para promover qualidade de vida e alertar sobre os cuidados necessários.
"Como educadora física, qualquer programação que tenha atividade física me deixa com uma expectativa alta. Pelo fato de eu estar passando pelo câncer de mama, todo evento que vem falar sobre a saúde em geral é muito importante. Muita gente esquece de focar na saúde, por isso precisamos conscientizar as pessoas e chamar atenção para a qualidade de vida. Homens, façam o exame e não tenham medo, não tem nada demais. Passando pela minha situação posso dizer que é muito pior enfrentar a doença, do que fazer o exame", aconselhou a moradora do bairro Jardim Imperial.
A segurança do evento foi garantida pela atuação de agentes da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Transportes (SEMTRANS), que realizaram interdições temporárias e organizaram desvios no tráfego.