Dengue

Morre o músico brasileiro Sérgio Mendes aos 83 anos nos Estados Unidos; Niterói decreta luto oficial

Por Folha do Pacheco em 06/09/2024 às 14:15:20
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira, (60), faleceu aos 83 anos o icônico músico brasileiro Sérgio Mendes, em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde residia. A família confirmou a informação ao jornal Estadão, sem revelar a causa da morte.

Nascido em Niterói, Sérgio Mendes construiu uma carreira brilhante desde os anos 1960, sendo um dos grandes nomes da bossa nova e da música popular brasileira (MPB). Ele alcançou sucesso mundial com o grupo Sérgio Mendes & Brasil 66, que tinha sua esposa, Gracinha Leporace, como uma das vocalistas. Mendes deixou o Brasil em 1964, fixando residência nos EUA, após ser convocado pelo governo militar para prestar depoimento. Lá, expandiu sua carreira, colaborando com grandes nomes da música internacional, como Herb Alpert, Stevie Wonder, Justin Timberlake e John Legend.

A assessoria do músico divulgou uma nota assinada pela família, informando que ele faleceu de forma tranquila, cercado por sua esposa e filhos, após enfrentar problemas de saúde relacionados à covid longa. Apesar disso, Mendes continuou ativo até o final de sua carreira, realizando shows com ingressos esgotados em novembro de 2023, em Paris, Londres e Barcelona.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, decretou luto oficial pela morte de Sérgio Mendes, o artista foi reconhecido internacionalmente e deixa um legado de difusão da música brasileira pelo mundo.

Sergio Mendes foi vencedor de um Grammy e dois Grammys Latinos, além de ter sido indicado ao Oscar em 2012 pela canção Real in Rio, composta para o filme de animação "Rio".

A família de Sérgio Mendes informou que dará mais detalhes sobre o velório e sepultamento em breve.

Comunicar erro
Denuncia - vermelho