Dengue

Estiagem pode afetar abastecimento de água em São Gonçalo

Por Folha do Pacheco em 11/09/2024 às 17:51:16
Canal do Imunana-Laranjal: pouca água — Foto: Cedae/Divulgação

Canal do Imunana-Laranjal: pouca água — Foto: Cedae/Divulgação

A concessionária Águas do Rio informou que, devido às condições climáticas e ao período de estiagem, o abastecimento de água poderá ser reduzido em São Gonçalo. A seca, que historicamente afeta os mananciais de captação nessa época do ano, está forçando a empresa a tomar medidas para minimizar os impactos à população.

Entre as ações adotadas, a concessionária vem investindo na recuperação de ativos, automatização de sistemas, aumento do monitoramento de pressão nas redes e reservatórios, além da revitalização dos sistemas de bombeamento e combate às perdas de água. Esses esforços não beneficiam apenas São Gonçalo, mas também os municípios de Itaboraí e Maricá. Graças ao uso de tecnologias como imagens de satélite e geofones, mais de 555 milhões de litros de água tratada, que antes eram desperdiçados, agora chegam mensalmente às torneiras de cerca de 106 mil moradores.

Como parte do plano de ação para enfrentar o período de estiagem, a Águas do Rio aumentou a frota de caminhões-pipa para atender as regiões mais afetadas e orienta os moradores a economizar água, utilizando-a com consciência e reservando a água de cisternas e caixas d'água para atividades essenciais.

Os moradores também podem solicitar o serviço de caminhão-pipa, gratuitamente, através do telefone 0800 195 0 195, que funciona 24 horas por dia e atende também pelo WhatsApp.

Comunicar erro
Denuncia - vermelho