Denuncia - vermelho

Tradição de São Cosme e Damião: A história por trás dos santos padroeiros e a celebração no Brasil

Por Folha do Pacheco em 27/09/2024 às 08:01:30
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução


São Cosme e Damião, conhecidos como padroeiros de cirurgiões, médicos, farmacêuticos e crianças, são figuras que deram origem a uma tradição mantida no Brasil por muitas gerações. A celebração popular acontece no dia 27 de setembro, porém, a Igreja Católica oficializou o dia 26 como a data em que os santos são homenageados. Essa mudança ocorreu em 1969, e uma das justificativas históricas é que, embora se acredite que os gêmeos tenham falecido no dia 27, essa também é a data em que se recorda a morte de São Vicente de Paulo. Para evitar que os santos fossem celebrados no mesmo dia, a alteração foi implementada.

De acordo com relatos, Cosme e Damião nasceram no século III, na Ásia, em meio a uma intensa perseguição religiosa promovida pelo Império Romano. Dedicados à fé cristã, os dois irmãos ganharam grande reconhecimento, tanto pela sua atuação médica quanto pela sua devoção religiosa. Foram martirizados e decapitados no início do século IV, após se recusarem a renegar sua fé diante do tribunal romano.

A canonização dos gêmeos veio justamente pelo fato de terem sido mortos como mártires, o que os tornou símbolos de fé e coragem. Hoje, a devoção a São Cosme e Damião se mantém viva não só por suas curas e feitos médicos, mas também pela forte tradição de generosidade e doçura, representada pela distribuição de doces para as crianças.

A devoção a esses santos benfeitores foi associada ao sincretismo religioso, especialmente com cultos de origem afro, gerando confusão entre os fiéis católicos. No dia de sua comemoração, algumas religiões costumam distribuir doces para as crianças. Para os cristãos, essa ação só deve ocorrer com o intuito de caridade, sem qualquer outro tipo de interpretação.

Oração:?

São Cosme e Damião que, por amor a Deus e ao próximo, vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes. Abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal. Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranquila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que vossa proteção, São Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero. Senhor nosso Deus, que dissipais as trevas da ignorância com a luz de Cristo, vossa Palavra, fortalecei a fé em nossos corações, para que nenhuma tentação apague a chama acesa por vossa graça. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espirito Santo;

São Cosme e São Damião, rogai por nós!

Comunicar erro