Foto: Divulgação
Moradores de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá precisarão de paciência enquanto aguardam a normalização do fornecimento de água, que deve ocorrer de forma gradual ao longo de até 72 horas. Segundo comunicado das concessionárias Águas do Rio na noite desta sexta-feira (1), o abastecimento será restabelecido aos poucos, podendo demorar mais em áreas mais altas, nas pontas da rede e em locais onde houver ocorrências, como vazamentos.
A Cedae informou que, após resolver problemas de energia elétrica na entrada do sistema Imunana-Laranjal, realizado pela Enel, a produção de água foi retomada às 17h12 desta sexta. No entanto, o processo tem enfrentado algumas interrupções desde a conclusão da manutenção preventiva anual do sistema às 1h, devido à necessidade de ajustes em equipamentos novos, o que atrasou a operação.
Responsável pelo abastecimento de São Gonçalo, Itaboraí, Maricá (Inoã e Itaipuaçu) e da Ilha de Paquetá, a Águas do Rio orienta os clientes a usarem a água de cisternas e caixas d"água apenas para atividades essenciais enquanto a distribuição não é completamente normalizada. A empresa reforça que o fornecimento será feito gradualmente, priorizando caminhões-pipa para abastecer escolas, creches e unidades de saúde.
Em comunicado, a Águas do Rio alertou que, até a completa estabilização do sistema, os moradores devem evitar tarefas que exijam alto consumo de água.