Denuncia - vermelho

Animais resgatados nas ruas de São Gonçalo recebem cuidados veterinários

Equipes de resgate continuam fiscalizando vias públicas para garantir o bem-estar dos animais de grande porte

Por Folha do Pacheco em 08/11/2024 às 10:00:05
Fotos: Renan Otto

Fotos: Renan Otto

Desde o início do mês, a Prefeitura de São Gonçalo tem intensificado os esforços para resgatar animais de grande porte abandonados nas vias públicas da cidade. Os animais recolhidos estão sendo levados para um curral em Seropédica, onde recebem tratamento veterinário especializado.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Carlos Afonso Pereira, essa iniciativa marca um avanço significativo no cuidado com os animais no município. "Estamos oferecendo um tratamento específico e adequado para os animais que, infelizmente, são abandonados de forma irresponsável nas ruas", afirmou.

Durante as rondas diárias, realizadas pela empresa contratada pela Prefeitura e com o apoio da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), os animais resgatados podem ser equinos, bovinos, asininos, suínos, caprinos, ovinos, entre outros. A ação conta com a supervisão da Secretaria de Meio Ambiente, além do apoio da Guarda Municipal, Vigilância Sanitária e Secretaria de Transportes.


Ao chegar ao curral, os animais são recebidos por uma equipe veterinária, que realiza exames clínicos, vacinas (inclusive contra a raiva) e a devida medicação. Acompanhados diariamente por profissionais especializados, os animais recebem cuidados constantes para garantir seu bem-estar.

"Assim que os animais chegam, realizamos uma avaliação completa para registrar suas condições de saúde e garantir que todos os seus direitos sejam respeitados, conforme a legislação. Nosso objetivo é proporcionar os melhores cuidados possíveis", explicou Bruno Gonçalves, médico veterinário responsável pelo curral.

Os animais resgatados permanecem no curral por até 30 dias, conforme a legislação vigente. Após esse período, caso o proprietário não apresente a documentação necessária para reaver o animal ou não efetue o pagamento das taxas e multas, o animal poderá ser doado ou leiloado.

Tutores interessados em resgatar seus animais devem se dirigir à Secretaria de Meio Ambiente, localizada na Travessa Peri dos Santos, nº 42, no bairro Estrela do Norte, para obter as informações sobre o processo de reavê-los.



Comunicar erro