A moradora Melissa, residente no bairro do Pacheco, relatou um grave problema enfrentado ao tentar realizar um exame de ultrassonografia abdominal no PAM de Neves, em São Gonçalo. Após aguardar 8 meses para a marcação do exame, que estava agendado para o dia 7 de novembro de 2024, às 10h, ela enfrentou uma grande decepção.
Melissa contou que precisou pegar duas conduções para chegar à unidade. No entanto, ao chegar ao local, foi informada de que a médica responsável pelo exame não compareceu ao trabalho por estar passando mal. Apesar de terem prometido entrar em contato para remarcar o exame, até o momento não houve retorno, e o sistema deu baixa como se o procedimento tivesse sido realizado.
"Agora vou ter que ir novamente ao médico, pedir outro encaminhamento e só Deus sabe quanto tempo vou aguardar novamente. Isso é uma falta de respeito com as pessoas", desabafou Melissa.
Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo informou, em nota, que o exame foi remarcado para o dia 2 de dezembro, às 8h. No entanto, ressaltou que a paciente precisa atualizar seus dados de contato em qualquer unidade de saúde, já que, segundo a secretaria, diversas tentativas de contato telefônico não tiveram sucesso.
O caso destaca a dificuldade de acesso e a lentidão no atendimento da saúde pública, problema que afeta milhares de moradores do município.