A prefeitura de São Gonçalo iniciou nesta sexta-feira (01), uma série de ações para apreender e manejar animais de grande porte que estejam soltos em vias públicas, tanto na área urbana quanto na zona rural, sem acompanhamento dos tutores. Entre os animais alvo da iniciativa estão cavalos, bois, burros, suínos, búfalos, cabras e ovelhas.
Os animais recolhidos serão encaminhados a uma empresa contratada, responsável pelo manejo e transporte até um curral localizado em Seropédica, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A empresa tem parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, que dá suporte ao processo.
Após a apreensão, o animal poderá permanecer no local por até 30 dias. Se, nesse período, o tutor não apresentar a documentação exigida e não quitar as taxas e multas devidas, o animal poderá ser doado ou até leiloado.
A divulgação das apreensões ocorrerá por meio do Diário Oficial do município, onde será publicada a foto do animal, juntamente com informações sobre o local e data em que foi apreendido. Isso permitirá que os tutores possam identificar e regularizar a situação de seus animais. Para reavê-los, o tutor precisará se dirigir à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e seguir os procedimentos indicados.
Essas operações serão conduzidas pela empresa contratada, sob supervisão da Secretaria de Meio Ambiente e com o apoio da Guarda Municipal, Vigilância Sanitária e Secretaria de Transportes. As rondas ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Para comunicar a presença de algum animal de grande porte sem tutor em vias públicas, a população pode entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelos números da Ouvidoria: (21) 2199-6374 ou (21) 2199-6420, ou pelo e-mail: [email protected].
A Secretaria de Meio Ambiente está localizada na Travessa Peri dos Santos, n° 42, no bairro Estrela do Norte, ao lado do Clube Mauá.