Foto: Divulgação
Na noite desta segunda-feira (14), um incêndio no 11º andar do Bloco 1 do Condomínio da Marinha, em Alcântara, São Gonçalo, mobilizou a coragem e a união de moradores, que agiram com rapidez e evitaram uma tragédia maior até a chegada dos bombeiros.
O alerta veio de um vizinho do prédio em frente, que percebeu a fumaça e sinalizou o risco. A partir daí, um grupo formado por seis pessoas, entre elas o porteiro.
Eles foram os primeiros a chegar ao corredor do apartamento onde o fogo começou. Usando os extintores do próprio prédio, o grupo iniciou os primeiros procedimentos para conter as chamas. Em seguida, conectaram as mangueiras dos andares 10 e 11 para reforçar o combate ao fogo com água, já que o incêndio atingia principalmente móveis e estofados — não sendo de origem elétrica.
Mesmo com a intensa fumaça e sem equipamentos de proteção como máscaras ou cilindros de oxigênio, os moradores fizeram o possível até a chegada do Corpo de Bombeiros, que assumiu a ação e entrou no apartamento com os equipamentos adequados.
A maior preocupação, segundo um dos moradores, era a cozinha, devido à ligação com o gás. Por segurança, a entrada nesse cômodo ficou sob responsabilidade dos bombeiros.
Apesar do susto e da tensão, ninguém ficou ferido. O incêndio foi controlado com sucesso e não houve vítimas. A atuação rápida dos vizinhos foi essencial para impedir que o fogo se alastrasse, demonstrando espírito de comunidade e coragem em um momento crítico.